Arma-te! – J. C. Ryle

Arma-te! – J. C. Ryle



Tu vives num mundo onde tua alma corre um perigo constante. Os inimigos te cercam por todos os lados. O teu próprio coração é enganador. Os maus exemplos são numerosos.


Satanás está sempre trabalhando para desanimar-te. Acima de tudo, porém, abundam as falsas doutrinas e os falsos mestres de todo tipo. Esse é o teu grande perigo.

Para permanecer em segurança, precisas estar bem armado. Precisas tomar nas mãos as armas que Deus te deu para tua defesa. Precisas entesourar na mente as Sagradas Escrituras. Isso é estar bem armado.


Arma-te, pois, com um completo conhecimento da Palavra escrita de Deus. Lê a tua Bíblia com regularidade. Torna-te familiar com a tua Bíblia. Negligencia a tua Bíblia, e nada do que conheço pode guardar-te do erro, se algum convincente defensor de falsos ensinos porventura te abordar. Estabelece como regra não acreditar em coisa alguma, exceto naquilo que pode ser provado nas Escrituras. Somente a Bíblia é infalível... Tu realmente usas tua Bíblia tanto quanto deverias?

Hoje em dia há muitas pessoas que creem na Bíblia, mas que a leem muito pouco. A tua consciência segreda-te que és uma dessas pessoas? Se isso acontece contigo, então és uma daquelas pessoas que provavelmente obterá bem pouca ajuda da parte de Deus em tempos de necessidade. A provação é uma experiência esclarecedora... Tua reserva de consolos bíblicos, algum dia desses, pode estar muito baixa.

Neste caso, tu és a pessoa que provavelmente não conseguirá firmar-se na verdade. Eu não ficaria surpreso se viesse a ouvir que andas perturbado com dúvidas e indagações acerca da segurança da salvação, da graça, da fé, da perseverança... O diabo é um antigo e astucioso adversário. Ele é capaz de citar as Escrituras com grande prontidão quando quiser. Por enquanto, não estás suficientemente preparado para combater o bom combate contra Satanás... A espada pende frouxamente na tua mão.

Se isso acontece contigo, és a pessoa que provavelmente cometerá muitos erros na vida. Eu não ficaria surpreso se me contassem que tens enfrentado problemas no teu casamento, com os teus filhos, com a tua conduta, de teus familiares e com as pessoas com quem te associas. O mundo pelo qual guias o barco da tua vida está cheio de rochas, e bancos de areia. Tu não estás suficientemente familiarizado com cartas marítimas e faróis.

Se esse é o caso, tu és a pessoa que provavelmente acabará sendo desviada durante algum tempo por algum falso mestre. Eu não me admiraria se ouvisse que uma dessas pessoas espertas e eloquentes, capaz de fazer uma convincente exposição de suas ideias, está te desviando para o erro. Tu estás precisando de lastro (a verdade de Deus); e, neste caso, não me admirarei se fores lançado para cá e para lá como um pedaço de cortiça sobre as ondas.

Todas essas são situações desconfortáveis. Quero que escapes de todas elas. Aceita o conselho que estou te dando aqui. Não fiques apenas lendo a Bíblia aos poucos, mas lê em grande quantidade.

Lembra-­te dos teus inimigos. Arma-te!


Compartilhe

Relacionados

Anterior
Next Post »